Make your own free website on Tripod.com

Financiamento Price e SAC

 

Sistema Price

Principal Característica: Parcelas constantes, amortização crescente

Conforme explicamos na página "Sistemas de Amortização de Financiamento", o que diferencia um sistema do outro é o modo de determinar o valor de cada parcela.

No sistema Price, as parcelas são calculadas de maneira que o valor das parcelas é sempre o mesmo. Esse método tem esse nome porque foi Richard Price quem criou uma fórmula matemática para determinar o valor das parcelas de modo que fossem constantes.

Se é assim tão simples, porque tanta gente abomina esse sistema?

Não há dúvida de que um sistema de pagamentos em que o valor da parcela é sempre o mesmo é muito útil, pois há muitas vantagens nisso. Porém, essas vantagens tem um "preço": a dívida demora muito para começar a diminuir significativamente.

Para entender porque isso acontece, é preciso perceber que a amortização é crescente, conforme explicamos a seguir:

À medida que o tempo passa, a dívida vai sendo amortizada (reduzida) e o valor que deve ser pago referente a juros sobre o saldo devedor consequentemente diminui. Uma vez que o valor da parcela é sempre o mesmo, se a parte de juros diminui, então a parte de amortização aumenta. Essa é uma das propriedades deste sistema: a amortização crescente.

Uma vez que a amortização é crescente, no início ela é muito pequena. Por isso o saldo devedor demora para diminuir significativamente. Note, porém, que a dívida é reduzida sim, mês a mês.



Próxima: Gráfico Price

Veja também: Casa Própria: Comprar à Vista ou fazer Financiamento?